domingo, 19 de junho de 2016

Galícia volta a fazer história no futebol brasileiro

Por Paulo Roberto Argollo

Alguns jogadores de projeção nacional foram revelados no Galícia, tais como o zagueiro Dante do Bayern Munique, o lateral-direito Toninho, Oséas e Servílio (ex-Corinthians), além de Vevé (ex-Flamengo), com diversas passagens pela Seleção Brasileira e Maneca, que brilhou no Vasco e disputou a Copa do Mundo de 1950 pela Seleção Brasileira.
Talves o mais expressivo foi o Atacante Whasington, que veio da seleção de Valença para vestir as cores do time Granadeiro e depois foi para o Fluminense do Rio de Janeiro para conquistar o Brasil.

Outros jogadores que se tornaram ídolos do clube foram Nelson Leal, Nelinho, Evilásio, Esquerdinha, Marinho Peres, campeão brasileiro de 1976 pelo Internacional e zagueiro titular da Seleção Brasileira na Copa da Alemanha - 1974, Lenilson (com passagem pelo São Paulo), Lula Mamão, Ferreira e Helinho (goleiros), Morais (ex-Cruzeiro), Pirulito, Valtinho, Robson, Rangel, Gláucio, Léo Mineiro e Moisés, dentre outros. Também jogou no Galícia o atacante Jacozinho, que se notabilizou na partida de retorno de Zico ao Maracanã, quando marcou um gol e foi um dos destaques do jogo.

Entre os grandes treinadores galicianos, como Jorge Vieira (1968), Danilo Alvim(1981), Abel Braga (1987), e Eládio Magalhães (1995), sobressaiu-se o campeão mundial de futebol Aymoré Moreira, treinador do Brasil no bicampeonato no Mundial do Chile. Com Aymoré, a equipe galiciana chegou ao vice-campeonato baiano em 1980.

REBAIXAMENTO

Rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano em 1999, e após tentar, sem sucesso, retornar à Primeira Divisão nas duas temporadas seguintes, o clube licenciou-se de competições profissionais em 2002 e passou a disputar o Campeonato Baiano somente nas categorias inferiores.
Em 2006, um grupo de torcedores criou a Associação Torcedores e Amigos do Galícia (ATAG), que desde então trabalha em colaboração com a diretoria do clube com o objetivo de assessorar e dar apoio nas nas áreas patrimonial, administrativa e social.

Naquele mesmo ano, o clube voltou a participar do Campeonato Baiano profissional, após quatro temporadas licenciado. No retorno à Segunda Divisão, terminou apenas em terceiro lugar, insuficiente para conseguir o acesso, já que apenas o campeão era promovido.
Em 2007, conquistou o vice-campeonato, perdendo a final para o Independente, hoje Feirense. Em 2008 e 2009, em novas participações, conseguiu apenas o oitavo e o quinto lugar, respectivamente. Em 2010, 2011 e em 2012 mais fracassos: terminou o campeonato de 2010 na sexta posição, em 2011 na quinta posição e em 2012 terminou o campeonato novamente na quinta posição, jamais alcançando as semifinais do torneio.

Em 2013, ano do seu 80º aniversário, com uma nova diretoria, comandada por Dario Rego, o clube conseguiu, depois de 14 anos, a voltar à elite do futebol baiano, ao conquistar o título decampeão baiano da Segunda Divisão. No mesmo ano, o clube lançou seu terceiro uniforme para a próxima temporada, confeccionado em tons de vermelho e amarelo, como forma de homenagem à Seleção Espanhola, com a confirmação de uma partida da seleção na Arena Fonte Nova na primeira fase da Copa do Mundo.
Curiosidades

O Galícia, com apenas um ano de fundado, foi a primeira equipe nordestina a enfrentar a Seleção Brasileira. O jogo aconteceu em 7 de setembro de 1934, no antigo Campo da Graça, em Salvador, terminando com o placar de 10 x 4 para o Brasil.

O Galícia nos anos de 1941, 1942 e 1943 tornou-se o primeiro tricampeão baiano de futebol. É o segundo maior vencedor do Torneio Início da Bahia com 9 títulos, empatado com o Bahia e o quinto do Campeonato Baiano de Futebol, com 5 títulos, depois de Bahia, Vitória,Ypiranga(10) e Botafogo Sport Club(7).

O Galícia realizou uma excursão à Europa, África e Ásia. Foi em 1974, quando o Azulino enfrentou e venceu a seleção da Síria, em Damasco, por 1 x 0, e perdeu para a seleção da Romênia, em Bucarest, por 3 x 0.

O Galícia foi um dos primeiros times que revelaram o zagueiro Dante, atualmente, zagueiro da Seleção Brasileira e titular do Bayern de Munique. O personagem Roque, do filme Ó Paí, Ó, declara-se torcedor do Galícia.
Serie D 2016.

Neste domingo o Galícia faz sua segunda partida na Serie D do campeonato brasileiro contra o Globo do Rio Grande do Nordete ás 17:00 horas no estádio Manoel Barreto. A primeira partida foi contra o América de Pernambuco, quando o Granadeiro perdeu por 2 x 0 jogando em Jacobina.

A partida deste domingo terá transmissão da Super Rádio Cristal Am de Salvador, com narração de Marcos Mendonça, reportagens de Hilton Oliveira e plantão esportivo de Toninho Cruz. O narrador Paulo Roberto fará a abertura e o encerramento da jornada esportiva que começa às 16:00 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário